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27/02/2014

Balanço atual da Ed. Tecnológica

Caros colegas,

Não podemos deixar morrer a nossa disciplina!
Respondam e divulguem!
Ainda não atingimos a marca das 300 respostas.
Precisamos de mais respostas!


Com vista a informar as intervenções da ANAPET junto do MEC e de outros parceiros, solicitamos o preenchimento deste questionário, com a maior brevidade possível.
A Direcção da ANAPET

8 comentários:

  1. Bom dia. Desculpem o comentário, que considero ser construtivo.
    Para mim, este questionário está incompleto. Acabei de o responder mas a informação que nele constou nada diz sobre a minha situação real.
    Encontro-me em Mobilidade por Doença, com ausência de componente lectiva, a "leccionar" apenas Apoios ao Estudo numa escola perto de casa, bem longe da escola onde pertenço.
    Pode ser um caso particular, que não tenha interesse para o objecto de "estudo", mas que é uma realidade.
    Se estiver errada, as minhas desculpas desde já.
    Sara Carvalho

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    1. Sara,
      Será difícil ter um questionário que recolha toda a informação específica de cada docente.
      Agradecemos a sua resposta e a sua colaboração.

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  2. Quero completar a informação sobre a minha situação. No presente ano letivo não fui a DACL porque estou a lecionar 3 disciplinas do 2ºano de um CEF, do qual sou diretora de turma. No ano letivo passado fui a DACL e depois retirada, após aprovação do CEF. Sei que no próximo ano não terei horário, apesar de ser ter mais habilitações e maior graduação do que a maior parte dos colegas do 240.
    Cumprimentos,
    Conceição Fonseca

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    1. Conceição,
      Obrigado pela partilha da informação.
      Esperemos que o MEC analise melhor a situação dos professores na sua situação.
      Boas Festas

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  3. No meu caso nem posso responder, pois só seria contratada se fosse colocada. Pelo 2º ano seguido que não sou colocada.

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  4. Com o DL 79 /2014 até fez desaparecer o grupo.
    Isto parece ódio ao docente de et , 3 ciclo

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    1. Caro Sérgio,

      A questão mesmo é que este MEC não se interessa pela área disciplinar da Educação Tecnológica, por isso a retirou do currículo nacional. Entendem, concerteza, não ser uma área de estudos necessária aos nossos alunos.
      A ANAPET, em união com outros parceiros, está envidar esforços para, uma vez mais, contestar esta situação. Esperemos que a união dos professores possa convencer o MEC de quão errada é esta política e esta visão do currículo.

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  5. Uma sugestão: na realidade o próprio curriculo está desatualizado ao nível da educação tecnológica. Muita da bibliografia é desatualizada. O bom seria uma reformulação e dar uma proposta ao Mec. Porque não? O tema Tecnologia e Sociedade é fulcral na nossa sociedade. Muito é referido por Manuel Castells (2011) e muito outros autores sobre as tecnologias. O curriculo de ET deveria ser muito atualizado e "fugir" um pouco da vertente artesanal e virar-se mais para o mundo em que vivemos e em constante evolução e com perigos cada vez mais associados. Denoto um grave problema que surgiu no tempo: professores que nada têm a haver com a disciplina que estão no sistema associados ao grupo e apenas fizeram da disciplina um ato de entretenimento para alunos. Esta disciplina tem um carater muito prático também mas não é qualquer docente que o deveria lecionar. O grupo foi muito pecado em muitos sentidos e também muito mal visto em muitas escolas.

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