Páginas

25/04/2012

Balanço da reunião de 21/04/12 em Matosinhos

De acordo com os colegas que representaram a ANAPET podemos fazer o seguinte balanço.

Face à situação criada pelo MEC, apresentamos as nossas discordâncias e justificações:


  • A disciplina é necessária ao desenvolvimento integrado e completo de todas as componentes educacionais e de formação dos alunos;
  • A ET sempre foi uma disciplina com uma estrutura programática com identidade, podendo-se considerar alguns conteúdos com transversalidade na Física ou na EV mas devidamente leccionados em contexto prático e aplicados através da metodologia do projeto.
  • A ET era e será uma disciplina propedêutica para os cursos profissionais e um suporte na construção dos CEF,s.
  • A ET é importante para o sucesso escolar. É das disciplinas com maior índice no sucesso educativo contribuindo de forma decisiva para a transição escolar. Veja-se o exemplo da minha escola nos resultados entre 1º e 2ºperíodos- mais 7% sucesso.
  • A disciplina tem revelado que grandes partes dos alunos são excelentes na sua aprendizagem. Há, felizmente excelentes alunos a matemática mas também há muitos alunos excelentes nas áreas práticas e na ET.

Retirar a ET do currículo nacional obrigatório foi um erro:

  • A disciplina deve ser de oferta obrigatória, como sempre foi, embora tenha em tempo sido retirada mas o Ministério emendou a mão e reintroduziu-a no desenho curricular do 3º CEB;
  • Num mundo onde a técnica, a tecnologia um mundo em constante evolução tecnológica como é possível acabar com esta disciplina?
  • Como se compreende que o ensino obrigatório se alargue até aos 18 anos/12º ano, se incrementem as expressões no 1º CEB, se torne estanque e obrigatória a ET no 2º Ciclo, se apele aos alunos para enveredar pela via profissional e se faça uma enxertia no 3º CEB apagando a ET do currículo dos alunos?
  • Como diz o sábio povo chinês: O que ouço esqueço, o que vejo lembro mas o que faço aprendo”. Mas em comparação com esta equipa do Ministério da Educação, não ouvem porque esquecem, não querem ver para não lembrar e o que querem fazer é…implodir começando pela ET.


Entendemos que esta revisão curricular não afeta apenas os professores de ET

  • A ANAPET não tem uma visão corporativista do ensino, contudo tem um conceito de classe. Defendemos os nossos colegas do 530 como defendemos os colegas de ET do 2º Ciclo.
  • A retirada da área de Projeto, do Estudo Acompanhado, da Formação Cívica, o fim dos desdobramentos nas ciências na Física e na Biologia, o fim do PAM, o fim do par pedagógico e separação da disciplina de EVT e agora o aumento do número de alunos por turma vão dar origem ao maior despedimento de professores na história do ensino em Portugal.
  • Muitos professores de outros grupos, e não apenas os de ET e EVT, vão sofrer as consequências destas políticas.
  • Se os professores contratados poderão vir a ser dispensados do sistema, também os professores "do quadro" correm riscos pois havendo horários zero poderão passar para a mobilidade especial e daí a dois anos são dispensados, apesar das palavras em contrário, do MEC.


Face a isto, saiu da reunião um conjunto de propostas, que também já foram divulgadas pela colega Zelinda Franco, a saber:
- Enviar uma carta aberta (onde se explica a importância da nossa disciplina no currículo) subscrita pelos presentes e por personalidades notáveis e entidades representativas;

- Continuar a usar o grupo PROF_ET_Portugal, para promover e facilitar a comunicação entre TODOS os professores de ET (para passar a pertencer a este grupo deve enviar email para fernandompinho@gmail.com);

- Fazermo-nos representar, pela ANAPET e pela APEVT no dia 3 de maio, na “Tribuna Pública“ promovida pela FENPROF, à porta do MEC;

- Realizar uma concentração simultânea em frente às DREs (DREN, DREC, DRELVT e DREALG) no dia 4 de maio (6ª feira) pelas 17.30h, em que os representantes da ANAPET entregarão um texto (a defender a nossa causa) aos respetivos Diretores Regionais; os professores de ET apresentar-se-ão “de luto”, com cartazes e com adereços “vistosos” com muita imaginação e originalidade;

- Participar no dia 12 de maio (sábado), no Encontro Nacional promovido pela ANAPET.

3 comentários:

  1. Completamente de acordo.
    Vamos à luta.
    Cumprimentos.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Caros colegas:

    Boas.
    Também estou obviamente de acordo com tudo o que aqui foi descrito.
    Por isso, vamos à luta! Empenhemo-nos todos nesta causa!
    Se não nos unirmos agora, a disciplina morre!
    O nosso grupo (530) tem habilitações próprias para se lecionar.
    As habilitações para lecionar outros grupos (240 ou 540, por exemplo) são diferentes. Pode haver docentes que têm habilitações para lecionar vários grupos, mas o 530 tem habilitações próprias bem definidas.
    Isto é uma questão antiga que eu acho que devia ser discutida rapidamente.
    Solicito à ANAPET que coloque esta questão em cima da mesa, pois estas misturas e confusões têm também contribuído fortemente para a descaracterização da disciplina de Educação Tecnológica.
    Uma outra questão:
    Alerto todos os colegas para a questão da nossa petição.
    Neste momento está praticamente parada!
    Vamos lá todos a fazer mais um esforço para, no dia 12 de Maio, termos pelo menos as 5000 assinaturas.
    Digam aos vossos alunos para pedir aos pais para a assinarem.
    É muito fácil. Eu tenho dito aos meus que basta ir ao google e escrever "petição educação tecnológica obrigatória" que ele redireciona logo para lá.
    Mantenham-se convictos e empenhados, colegas!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Contem comigo. Lá estarei em todas as manfiestações do nosso desagrado.
      Também estou preocupada com o número de assinaturas na petição pois parece que está parada, tal como o coega referiu.
      Não podemos desanimar pois ainda há uma luz ao fundo do túnel vamos lá a unir esforços e estar mais unidos do que nunca.
      Cumprimentos
      MGodinho

      Eliminar