Páginas

02/08/2012

Reunião de hoje na Direcção Geral da Educação


Caros colegas 

Como é do vosso conhecimento, a Direcção da ANAPET esteve hoje, dia 2 de Agosto, reunida com o Senhor Director-Geral de Educação, a fim de tratar de um vasto conjunto de questões que nos preocupam e cujo núcleo central já havia sido aqui anunciado. 

A reunião decorreu num ambiente de diálogo franco e aberto, tendo-se iniciado cerca das 11:00 e terminado já depois das 13 horas. Enquanto ponto prévio que serviu também de início de conversa foi tratado o elevado número de professores que ficaram com horário zero, segundo as notícias, hoje mesmo, veiculadas pelos órgãos de comunicação social, questão sobre a qual o Senhor Director-Geral informou estar convencido de que este número se deve ao eventual excesso de zelo de algumas direcções de escolas que os indicaram por excesso, estando convicto de que muitos deles irão desaparecer, em breve, fruto das últimas orientações do MEC. 

Após termos reiterado ao Senhor Director-Geral que continuaremos a lutar para que a Educação Tecnológica volte ao currículo obrigatório do 3º ciclo, tão breve quanto possível, com os fundamentos que constam dos nossos pareceres – questão de natureza política que ultrapassa as competências do DGE – entrámos nos pontos essenciais da nossa agenda, sem prejuízo da abordagem de uma série de questões colaterais, das quais, mais abaixo, procuraremos também dar-vos conta. De acordo com os pontos agendados iremos procurar elucidar-vos da forma mais clara possível, neste comunicado.

7 comentários:

  1. Caros colegas da ANAPET:

    Boas.
    Antes de mais, quero começar por felicitá-los pela dedicação e pelo empenho, especialmente tendo em conta a altura de férias que vivemos neste momento.
    Sobre as conclusões da reunião, muito se poderia opinar mas não o vou fazer.
    Haverá pontos que avançaram, outros nem tanto.
    O que quero salientar neste momento é que ações deste tipo são de salutar e será com a manutenção da pressão e da perseverança que poderemos atingir o que queremos.
    Não os podemos deixar esquecer!
    Há que manter a questão da ET na cabeça destes senhores...
    Obrigado ANAPET.
    Cumprimentos
    Jorge Barata

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo excelente trabalho que têm desenvolvido.
    Os meus mais sinceros agradecimentos.

    Lúcia Freitas

    ResponderEliminar
  3. Era muitissimo importante que a ANAPET fizesse chegar este comunicado a todas as Direções dado que a questão que se prende com o desdobramento das turmas não está a ser aplicada e isso reduziu ainda mais (para metade) o número de horários, existindo colegas que irão leccionar a cerca de 500/700 alunos durante o ano! enquanto outros ficam com horário zero.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros colegas da ANAPET:
      Obrigada por todo o vosso esforço em prol da nossa disciplina.
      Faço minhas as palavras da colega Paula Barroca. O ministério fala que tudo se pode fazer e coloca nas mãos dos diretores as decisões. Por sua vez os diretores interpretam as orientações das formas mais diversas o que pode prejudicar muitos colegas.

      Eliminar
    2. Colegas

      A ANAPET, por si, não tem meio de chegar aos Directores das escolas. Os professores, em cada escola ou agrupamento, podem e devem utilizar este site e a respectiva informação disponível para "informar" as direcções para defesa dos seus interesses. Todos os professores de ET devem divulgar o site pelos seus contactos de modo a criar uma rede de informação.

      Eliminar
    3. Caro colega permita-me discordar em parte.
      É certo que todos devemos fazer esta divulgação (eu já fiz)quer para a direção da escola quer para as nossas redes de contacto. No entanto, e dado que se trata de uma associação com representatividade nacional, faz todo o sentido, e porventura a diferença, que se veiculasse uma mensagem mais "institucional". Não é muito dificil recorrendo por exemplo aqui - http://roteiro.min-edu.pt/.
      Esta minha opinião/sugestão prende-se também com o facto de no mês de Agosto existir maior desmobilização o que pode ser "fatal" visto que é já a partir da próxima semana que serão "repescados" alguns horários zero. Com a valiosa clarificação que conseguiram por parte da DGE relativamente ao desdobramento das turmas esta situação poderia não só ser ultrapassada como, desejávelmente, poderia criar necessidades reais para os colegas contratados.
      Finalmente fica aqui naturalmente um obrigado pelos esforços que têm feito!

      Eliminar