Páginas

26/10/2015

Falecimento do presidente da ANAPET

É com grande pesar que anunciamos o falecimento do nosso estimado colega e amigo de muitas lutas, Adérito Sá Gomes, presidente da ANAPET. À sua família e amigos desejamos os nossos mais sentidos pêsames e votos para que vençam este momento muito difícil.

Ao longo dos últimos anos o nosso colega Adérito conseguiu levar a cargo a difícil tarefa de manter viva a ANAPET, apesar de algum desânimo e incompreensão que a nossa classe vive, em geral, e os professores de Educação Tecnológica, em particular. Foram muitos anos de luta em defesa do ensino e valorização das áreas técnicas e dos respetivos professores. Lutou abnegadamente com as armas que possuía e com a força que os professores lhe quiseram oferecer contra toda a atitude de desvalorização a que os titulares do MEC nos quiseram remeter.

Apelamos agora, mais do que nunca, à união e ao empenho na vida associativa, a todos os professores das áreas técnicas, sejam ou não associados da ANAPET. Nenhuma associação vive sem a presença e a força dos seus associados. 

As nossas lutas pela valorização das áreas técnicas e pela Educação Tecnológica, integrando o currículo nacional do 3º ciclo, continuam vivas e precisam do esforço de todos. A nossa união não nasce pela mão de ninguém em particular mas pela união de todos. O reforço da ANAPET é muito importante para vencermos as dificuldades que agora vivemos. As mudanças políticas que se conseguem antever podem contribuir para resolver os nossos problemas, saibamos nós unirmo-nos e juntar a nossa força às outras organizações profissionais e sindicais para que nos oiçam.

16 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Envio à Família e Amigos, os meus sentidos pêsames.

    ResponderEliminar
  3. Conheci-o há relativamente pouco tempo (poucos anos) mas sempre vi nele uma pessoa afável e disponível que tentou sempre defender a nossa causa com os meios que possuía. Um colega lutador. Bem haja para ele, onde quer que esteja. Os meus profundos sentimentos.

    ResponderEliminar
  4. Apesar de já estar aposentado devido a conjuntura , deu para conhecer o Adérito Sá e compreender que apesar de tudo a associação que fundou foi marcante na minha carreira de professor de E.T. hoje uma das disciplinas mais odiadas do sistema de ensino pelos responsáveis da educação .
    Obrigado Adérito ,
    sentidos pêsames à família

    ResponderEliminar
  5. ET está ainda mais pobre!
    Obrigada, Adérito, pelo esforço que fez em manter a ANAPET.
    As minhas condolências aos familiares e amigos.

    ResponderEliminar
  6. Para a família os meus sentidos pêsames.
    Recordo o colega, apesar de não o conhecer pessoalmente, como um acérrimo defensor da Educação Tecnológica, prematuramente retirado da nossa luta. Para ele o meu aplauso...

    ResponderEliminar
  7. Os meus sentimentos à Família.
    Temos que continuar a luta que o Adérito começou!

    ResponderEliminar
  8. Os meus mais sinceros sentimentos pessoais e institucionais, em nome da ANVPC. César Israel Paulo

    ResponderEliminar
  9. Os meus mais sinceros sentimentos pessoais e institucionais, em nome da ANVPC. César Israel Paulo

    ResponderEliminar
  10. Os meus sentimentos para a família. Quero dizer que o Presidente Adérito é um exemplo a seguir até à vitória final. Com a mudança política que ocorreu no País, temos uma oportunidade de ouro em repor a Educação Tecnológica no Currículo Nacional até ao 9.º Ano de Escolaridade e valorizar as Áreas Tecnológicas como a Mecânica, a Eletrotécnia e o Construção Cívil no secundário com Cursos Tecnológicos como já houve à uns anos atrás! Os alunos de Engenharia necessitam de Cursos Tecnológicos que os preparem para o Ensino Superior! O Ensino Profissional, os CEF.´s vieram desvalorizar as áreas tecnológicas com a presença de alunos muito maus em termos de comportamento e aproveitamento! Os antigos cursos tecnológicos tinham alunos com bom aproveitamento e bom comportamento. A Escola Pública tem de ser valorizada com equipamentos modernos que ajudem a aprendizagem dos alunos. Temos todos estar unidos nesta batalha para termos uma Escola Pública de qualidade. Com os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar