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24/02/2012

Nova presença da ANAPET

A ANAPET é a Associação Nacional dos Professores de Educação Técnica e Tecnológica que representa os docentes da Educação Tecnológica, do 3º Ciclo do E.B., e dos grupos tecnológicos do Ensino Secundário. O seu grande objectivo é o de contribuir para o enriquecimento e a salvaguarda de um sistema de ensino justo e equilibrado que concorra para a educação e formação integrais dos alunos, contando, para tal, com o papel central dos professores.

Propostas da ANAPET face às alterações da legislação apresentadas pelo Ministério da Educação e Ciência.

10 comentários:

  1. A ANAPET é a Associação Nacional dos Professores de Educação Técnica e Tecnológica que representa os docentes da Educação Tecnológica, do 3º Ciclo do E.B., e dos grupos tecnológicos do Ensino Secundário. O seu grande objectivo é o de contribuir para o enriquecimento e a salvaguarda de um sistema de ensino justo e equilibrado que concorra para a educação e formação integrais dos alunos, contando, para tal, com o papel central dos professores.

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  2. Ex.mos Srs.
    Os meus cumprimentos.

    Sou professor de Educação Tecnológica (16 anos de tempo de serviço efetivo), e estou espantado (e triste/preocupado) com esta revisão curricular.
    Quais são as razões para o desaparecimento da disciplina de Educação Tecnológica no 3.º ciclo?
    Penso que será um retrocesso educativo, pois os alunos passam a não ter qualquer componente técnica no 3.º ciclo, que lhes serve de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais.
    Esta situação só poderá ser contornada, se houver orientações do MEC para que a oferta de escola seja de teor técnico/prático, preferencialmente de Educação Tecnológica.
    Não entendo qual é a razão para a Educação Visual passar a ser obrigatória no 9.º ano. Será que o lobby das artes funcionou? Se funcionou, só fizeram bem aos colegas das Artes, pois defenderam os seus direitos!
    Não entendo também porque é que TIC passa a ser obrigatório no 7.º e 8.º ano. Será que o lobby da Informática também funcionou? Se funcionou, só fizeram bem aos colegas de Informática, pois defenderam os seus direitos!
    Na minha humilde opinião, penso que o que se deveria ter feito no 3.º ciclo, seria criar duas áreas obrigatórias no 3.º ciclo, que seriam:
    Área Artística (Educação Visual + oferta de escola - artística)
    Área Técnica (Educação Tecnológica + TIC)
    Estas duas áreas teriam 90 min cada, e funcionariam em regime de turnos/semestral/semanal, etc.
    Deste modo, todos os alunos teriam experiências nas áreas técnicas e artísticas, o que seria uma mais valia para a sua formação de base.
    Considero que a ANAPET deverá solicitar uma reunião com o MEC, com urgência, no sentido de corrigir e/ou inverter esta situação em tempo útil, pois se nada for feito serão muitos os colegas no desemprego para o próximo ano letivo, e a muito curto prazo a disciplina desaparecerá do 3.º ciclo!
    Para finalizar, penso que esta reforma só aposta em teorias, e de teóricos que não sabem trocar uma lâmpada ou pregar um prego, estamos cheios!
    Só com teorias, o país não sai deste impasse!
    Precisamos de gente que saiba fazer!

    Sem mais de momento.
    Atenciosamente,
    Dário Baptista

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  3. Obrigado colega Dário, pelo seu comentário.

    Como pode ver a ANAPET está a dialogar com o MEC para clarificarmos a situação. Queiram os professores dar força à ANAPET, através da sua união, para conseguirmos defender o interesse dos alunos e dos professores das áreas técnicas.

    Lançamos o desafio de se associarem à ANAPET para termos cada vez mais força.

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  4. Caros colegas do 530
    Sou professor há mais de um quarto de século.
    Concordo com a proposta do colega Dário Baptista.
    A ANAPET na minha opineão deveria pegar nela e PARTIR PARA A LUTA, e não deixar-se enganar por MEC que em toda esta trapalhada demonstrou pouco rigor intelectual.
    Como no passado conseguimos que Educação Tecnológica deixasse se ser disciplina de opcção. TEMOS DE INVERTER ESTA SITUAÇÃO ANTES DO PRÓXIMO ANO LETIVO COMEÇAR.
    Saudações
    Carlos Espinha, Agrupamento de Escolas de S. Miguel, Guarda

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    1. Colega Carlos Espinha
      Fico contente por saber que concorda com a minha proposta.
      Temos que nos unir cada vez mais, no sentido de inverter esta situação.
      Na minha opinião, só através de uma associação (ANAPET) é que a nossa força e união dará alguns frutos.
      No entanto, cada um de nós poderá utilizar outros meios, para que este assunto não caia no esquecimento (pois isso é o que interessa ao MEC)!
      Num dos blogs sobre educação, um colega de ET, sugeriu que todos nós deveríamos enviar a questão para o professor Marcelo Rebelo de Sousa no programa da TVI.
      Se forem muitas as mensagens, pode ser que esta questão seja escolhida para o seu comentário no próximo domingo.
      Temos que utilizar todos os meios disponíveis, para que o MEC corrija o problema!
      Se o assunto chegar às televisões, ainda melhor!
      O endereço é o seguinte: perguntasamarcelo@tvi.pt

      Junto envio cópia da mensagem que enviei.
      Cada colega que adapte ao seu caso e argumente da melhor maneira.
      Por favor, divulguem por todos os colegas de ET.
      Cumprimentos.
      Dário Baptista

      Ex.mo Sr. Professor Marcelo Rebelo de Sousa
      Concorda que a disciplina de Educação Tecnológica seja retirada da estrutura curricular para o 3º ciclo ensino básico (7º ,8º,9 anos), passando a uma mera oferta de escola residual, cuja opção da sua existência será ao critério de cada escola?
      Nas propostas anteriores apresentadas pelo Ministério da Educação esta situação de retirar a Educação Tecnológica não estava prevista!
      A Educação Tecnológica (que deriva da anterior disciplina de trabalhos oficinais e/ou área vocacional) sempre existiu, e permite aos alunos “aprender fazendo”, em contexto de sala/oficina trabalhos/projetos práticos de mecânica, carpintaria, eletricidade, etc. (consoante a logistica de cada escola/agrupamento).
      A Educação Tecnológica serve (e sempre serviu) de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais, para serem técnicos qualificados e responsáveis no futuro.
      Sou professor de Educação Tecnológica (16 anos de tempo de serviço efetivo), e estou espantado (e triste/preocupado) com esta revisão curricular.
      Quais são as razões para o desaparecimento da disciplina de Educação Tecnológica no 3.º ciclo?
      Penso que será um retrocesso educativo, pois os alunos passam a não ter qualquer componente técnica/prática/oficinal no 3.º ciclo, que lhes serve de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais.
      No meu caso pessoal, ainda hoje encontro ex-alunos (agora adultos), que se recordam dos projetos/trabalhos práticos que comigo realizaram nas áreas de eletricidade, madeiras, mecânica, desenho técnico, etc. Muitos deles hoje são técnicos qualificados nas mais variadas áreas, com formação ao nível do secundário ou superior.
      Na minha humilde opinião, penso que o que se deveria ter feito no 3.º ciclo, seria criar duas áreas obrigatórias no 3.º ciclo, que seriam:
      Área Artística (Educação Visual + oferta de escola - artística)
      Área Técnica (Educação Tecnológica + TIC)
      Estas duas áreas teriam 90 min cada, e funcionariam em regime de turnos/semestral/semanal, etc.
      Deste modo, todos os alunos teriam experiências nas áreas técnicas e artísticas, o que seria uma mais valia para a sua formação de base.
      Caso a proposta final seja definitiva, a maior parte dos atuais mais de 3000 professores do quadro e contratados de Educação Tecnológica deste país (muitos com 15 ou mais anos de serviço) serão dispensados/despedidos.

      Grato pela atenção dispensada.
      Os meus cumprimentos.
      Dário Baptista

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    2. Colega Dário, quero agradecer-lhe o contributo que tem dado nesta luta que todos devemos estar envolvidos.A par de todas as ações que devemos desenvolver, considero que devemos preparar um documento para pressionar as escolas a colocar Educação Tecnológica como oferta de escola, não acha?
      Saudações
      Conceição

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    3. Realmente só com união e usar de todas as armas possíveis (Televisão, Manif à frente do Ministério, por exemplo) podemos fazer ouvir a nossa voz. E estou de acordo com o colega que diz termos de nos associar à ANAPET que será de grande ajuda.
      Estou no ensino á quase a 32 anos e já passei por várias reformas curriculares e nenhuma nos deixou tão mal como esta!
      Vou usar o endereço sim e sensibilizar o srº professor Marcelo, mas podemos ainda fazer chegar as nossas preocupaçoes aos partidos da oposição, podem ainda não se ter apercebido desta tramoia.
      Um grande abraço .

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  5. Sempre pensei que havia alguma pressão por parte das editoras, mas com o que está a acontecer é incompreensível: tenho recebido convites das várias editoras (ASA, Areal, Texto Editora, Porto Editora...) para sessões sobre os novos manuais de ET 7º e 8º anos. Estas sessões estão previstas em várias cidades e devem representar uma boa despesa para as editoras. Como estarão a lidar com esta situação já que se trata de um tremendo prejuízo caso a proposta do ME vá avante?
    Poderá ser uma linha de ação?

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    1. Colegas
      Pensei que as editoras poderiam ser um forte aliado na nossa luta, contudo, até agora nenhuma me respondeu aos mails que enviei.
      Estou intrigada com este silêncio...
      Seja como for, temos que continuar a fazer tudo que estiver ao nosso alcance em prol da Educação Tecnológica, por exemplo, insistir nos mails para o professor Marcelo Rebelo de Sousa, eu já mandei.
      Ufa!!! Que férias!!!

      Fiquem bem
      Conceição

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  6. Caros colegas!

    Acho que estamos a precisar mesmo é de fazer mais alarido! Fazer de forma ordeira, claro, uma manif à frente do ME durante uns dias, com turnos organizados, tipo piquetes. Os de mais longe fariam ao fim de semana ou no seu dia de folga, de forma a não perder aulas. Aí teríamos as televisões todas menos a RTP?? O que acham? Desta forma alertariamos muito mais a opinião pública.
    Concordo com os comunidados aos E.E., mas eles não vão fazer nada, a grande maioria nem às reuniões das associações de pais compareçem quanto mais fazerem alguma coisa por uma disciplina.
    Eu arriscava mais alto, pois não iremos perder mais do que já perdemos, pelo menos tentávamos outra forma de luta.

    Pois eu lembro-me que no início de Educação Tecnológica ser considerada disciplina obrigatória utilizamos esta forma de luta e outras, aliás muito se deve à ANAPET que na altura foi formada, para conseguirmos que passassem a dsiciplina a obrigatória e até ao 9º ano. Portanto temos de nos mobilizar mais.

    Relativamente às editoras não sei bem o que elas pensam, de certeza que não irão perder o investimento já feito. Já estive numa apresentação de manuais e não me pareceram aflitos com a situação, apenas que devemos insistir na adoção do manual para ET mesmo que seja uma disciplina como oferta de escola.
    Amigos vamos á luta! Pois isto de oferta de escola ser para Educação Tecnológica soa-me a presente envenenado. Em algumas escolas vão oferecer o que lhes der mais jeito.
    Estou como a colega Conceição, que férias!!!!
    Saudações tecnológicas

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