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29/03/2012

Reunião no MEC sobre a Revisão Curricular


A A.N.A.P.E.T., através do seu presidente da Direcção Nacional, Adérito Sá Gomes, reuniu ontem, dia 28 de Março, com o Senhor Secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar. A reunião, acordada na véspera, após a publicação do documento final sobre a “Revisão da Estrutura Curricular para os Ensinos Básico e Secundário” contou ainda com a presença do Senhor Chefe de Gabinete do Senhor Secretário de Estado, bem como com a do Senhor Director-Geral da DGRHE.

12 comentários:

  1. O ministério da Educação e Ciência fez desaparecer do currículo nacional, uma disciplina! Zás trás pás, já está!
    Em nome de quê? Com que finalidade?
    Tudo apontava que deixaria de ser lecionada no 9ºano, o que já seria um absoluto atentado à opção individual de cada aluno. Mas desaparecer do currículo nacional do 3ºciclo, deixando de oferecer uma riqueza de conhecimentos tecnológicos e técnicos é para mim demais.
    Não compreendo.
    Por acaso é a minha.. por acaso é a minha já há quinze anos.
    Preciso que me expliquem como é que uma disciplina que tem um caráter oficinal, uma disciplina que integra como nenhuma outra os saberes de todas as áreas, que consegue mostrar-fazer-explicar deixa de ser importante para a formação de futuros cidadãos, que até há pouco tempo se queriam tecnologicamente informados e competentes.
    O que oferece uma disciplina de opção, que pode ser tudo o que bem se quiser? O que oferece uma disciplina sem um currículo nacional uniforme? Que benefícios traz, para que tenha substituído a Educação Tecnológica?
    Vou lutar com os meios ao meu alcance, para que a disciplina não seja extinta, nem transformada em “opção de escola”.
    Tenho a “sorte”, de pertencer ao Quadro do meu Agrupamento, mas para mim não basta que me digam que “o MEC não esqueceu a disciplina e que demonstrou abertura para dar instruções às escolas para que no próximo ano letivo as ofertas de escola sejam preferencialmente nas áreas técnicas e dadas por profs. de ET.”
    Este remendo, não me serve. Sou uma profissional, que tenho exercido a profissão que abracei com grande dignidade. Quero garantias de que as minhas habilitações profissionais, que o Ministério da Educação me proporcionou, sejam valorizadas e que sejam uma mais-valia para continuar a exercer. Seja qual for a solução que arranjem para resolver esta questão aos professores do grupo 530.
    Vou lutar para que esta solução seja encontrada, que me sejam dadas garantias que continuarei a ser uma profissional habilitada. Com 42 anos de idade, não vou passar a fazer parte de “coisa nenhuma”.
    Quero em última análise que me proporcionem habilitações profissionais para ser professora em alguma das disciplinas para as quais tenho habilitação própria, quer seja em Ciências Físico-químicas, matemática ou no ensino profissionalizante.

    Fátima Pais
    Professora do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi em Setúbal

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    1. Cara Colega

      Eu não tenho a sua "sorte" pois ainda sou contratada já lá vão 12 anos e estou completamente em pânico e muito triste.
      Sempre dei tudo para dignificar esta disciplina e como diz "Zás trás pás" e desaparece!

      Temos que nos fazer ouvir, mas não sei sinceramente o que podemos fazer na verdade para que isto tudo não passe de um pesadelo.

      Já enviei mails para deputados, sindicato mas acho que não chega!
      Estou aberta a sugestões.

      Bem Haja!

      Marília Martins
      Escola EB 2,3 de Santo António - Faro

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    2. Viva

      Fátima, isto de pertencer ao quadro de um agrupamento já não interessa... Passamos à mobilidade ne não existir horário para nós... depois vamos para o olho da rua.....

      Jorge

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    3. Jorge, já fez alguma coisa? não me sinto minimamente confortável por pertencer ao quadro do agrupamento, por saber que isso não me traz garantias de nada, é que estou a procurar expor a situação em todo o lado.. ja enviei mais de cem mails, até ao presidente da república! procuro mobilizar, informando todas as pessoas que de alguma forma me conhecem, quer pessoalmente, quer via redes sociais. Vou bater-me por tudo!

      não baixe assim os braços, mexa-se no que estiver ao seu alcance, mas rápido!

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    4. Claro que já Fátima! mandei mails para todo o lado! já não sei para onde mandar mais!

      cumprimentos

      Jorge

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  2. Colegas de Educação Tecnológica
    Temos que nos unir cada vez mais, no sentido de inverter esta situação.
    Na minha opinião, só através de uma associação (ANAPET) é que a nossa força e união dará alguns frutos.
    No entanto, cada um de nós poderá utilizar outros meios, para que este assunto não caia no esquecimento (pois isso é o que interessa ao MEC)!
    Num dos blogs sobre educação, um colega de ET, sugeriu que todos nós deveríamos enviar a questão para o professor Marcelo Rebelo de Sousa no programa da TVI.
    Se forem muitas as mensagens, pode ser que esta questão seja escolhida para o seu comentário no próximo domingo.
    Temos que utilizar todos os meios disponíveis, para que o MEC corrija o problema!
    Se o assunto chegar às televisões, ainda melhor!
    O endereço é o seguinte: perguntasamarcelo@tvi.pt

    Junto envio cópia da mensagem que enviei.
    Cada colega que adapte ao seu caso e argumente da melhor maneira.
    Por favor, divulguem por todos os colegas de ET.
    Cumprimentos.
    Dário Baptista

    Ex.mo Sr. Professor Marcelo Rebelo de Sousa
    Concorda que a disciplina de Educação Tecnológica seja retirada da estrutura curricular para o 3º ciclo ensino básico (7º ,8º,9 anos), passando a uma mera oferta de escola residual, cuja opção da sua existência será ao critério de cada escola?
    Nas propostas anteriores apresentadas pelo Ministério da Educação esta situação de retirar a Educação Tecnológica não estava prevista!
    A Educação Tecnológica (que deriva da anterior disciplina de trabalhos oficinais e/ou área vocacional) sempre existiu, e permite aos alunos “aprender fazendo”, em contexto de sala/oficina trabalhos/projetos práticos de mecânica, carpintaria, eletricidade, etc. (consoante a logistica de cada escola/agrupamento).
    A Educação Tecnológica serve (e sempre serviu) de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais, para serem técnicos qualificados e responsáveis no futuro.
    Sou professor de Educação Tecnológica (16 anos de tempo de serviço efetivo), e estou espantado (e triste/preocupado) com esta revisão curricular.
    Quais são as razões para o desaparecimento da disciplina de Educação Tecnológica no 3.º ciclo?
    Penso que será um retrocesso educativo, pois os alunos passam a não ter qualquer componente técnica/prática/oficinal no 3.º ciclo, que lhes serve de estímulo para continuarem os seus estudos nas vias de ensino técnicas/profissionais.
    No meu caso pessoal, ainda hoje encontro ex-alunos (agora adultos), que se recordam dos projetos/trabalhos práticos que comigo realizaram nas áreas de eletricidade, madeiras, mecânica, desenho técnico, etc. Muitos deles hoje são técnicos qualificados nas mais variadas áreas, com formação ao nível do secundário ou superior.
    Na minha humilde opinião, penso que o que se deveria ter feito no 3.º ciclo, seria criar duas áreas obrigatórias no 3.º ciclo, que seriam:
    Área Artística (Educação Visual + oferta de escola - artística)
    Área Técnica (Educação Tecnológica + TIC)
    Estas duas áreas teriam 90 min cada, e funcionariam em regime de turnos/semestral/semanal, etc.
    Deste modo, todos os alunos teriam experiências nas áreas técnicas e artísticas, o que seria uma mais valia para a sua formação de base.
    Caso a proposta final seja definitiva, a maior parte dos atuais mais de 3000 professores do quadro e contratados de Educação Tecnológica deste país (muitos com 15 ou mais anos de serviço) serão dispensados/despedidos.

    Grato pela atenção dispensada.
    Os meus cumprimentos.
    Dário Baptista

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    1. Viva, já mandei a questão e também mandei para a CONFAP uma mensagem alertando para as consequeências do que está a acontecer!

      cumprimentos

      Jorge Santos

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  3. Caro colega

    Na minha opinião temos de lutar para evitar a eliminação de Educação Tecnológica do Currículo Nacional do 3º ciclo, as garantias do Mec em relação às ofertas de escola são uma esmola para os colegas do quadro.

    No próximo ano caso, não seja alterada a revisão curricular não teremos qualquer horário para contratação, são 800 colegas contratados no desemprego.

    Tem que ser feito algo com visibilidade só desabafos em blog nada resolve.
    infelizmente observo muitos colegas muito passivos face a gravidade da situação.

    Proponho as seguintes medidas:
    -Enviar a pergunta já feita aqui no blog ao professor Marcelo que peço que não se esqueçam de enviar o máximo de mails urgente;

    -Já enviei mail a diversos colegas, sindicatos , ministério e grupos parlamentares(gp_ps@ps.parlamento.pt, gp_psd@psd.parlamento.pt, gp_pcp@pcp.parlamento.pt, gp_pp@pp.parlamento.pt, pev.correio@pev.parlamento.pt.);

    -Enviem pf mails a estes grupos parlamentares que alguns respondem (quantos mais mails melhor);

    -Outra ideia seria uma petição online a favor da manutenção da ET obrigatório no 3 CEB, caso algum colega perceba como se faz agradeço que me ajude , podemos fazer uum texto em conjunto ;

    -Solicitar uma audiência no MEC através da associação de ET;


    -Organizar manifestação.


    Tomei a iniciativa de fazer a pergunta ao professor Marcelo (com a ajuda do colega Arlindo do sindicato) para dar visibilidade à causa da Educação Tecnológica.

    Para o professor Marcelo falar no Domingo é necesssário mandar muitos mails (mais de 100 mails) por isso peço a sua colaboração no sentido de divulgar a necessidade dos colegas enviarem mails para perguntasamarcelo@tvi.pt

    "
    Assunto Eliminação de Educação Tecnológica do Currículo Nacional do 3º ciclo



    Caro Professor Marcelo Rebelo de Sousa

    Concorda que a disciplina de Educação Tecnológica seja retirada do desenho curricular para o 3º Ciclo ensino básico (7º ,8º, 9 anos) passando a uma mera oferta de escola residual, em opção da escola?

    Nas propostas anteriores do Ministério da Educação apresentadas esta situação de retirar a Educação Tecnológica não estava prevista. A educação tecnológica (deriva da anterior disciplina de trabalhos oficinais) sempre existiu, permite aos alunos aprender fazendo, em oficina trabalhos de mecânica, carpintaria e electricidade.
    A educação tecnológica ajuda a formar bons mecânicos, serralheiros, carpinteiros, electricistas e picheleiros sendo profissões com muita procura no mercado de trabalho.
    Caso a proposta final seja definitiva, a maior parte dos atuais mais de 3000 professores efetivos e contratados de Educação Tecnológica deste país (muitos com 15 ou mais anos de serviço) serão despedidos.




    Cumps
    António Cruz

    "

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  4. Colegas, aqui vai mais uma sugestão de pergunta para o professor Marcelo em

    perguntasamarcelo@tvi.pt
    ………………………………………………………………

    Caro Professor Marcelo Rebelo de Sousa

    Gostaria que comentasse “decisão” do governo de eliminar a Educação Tecnológica do currículo do 3º Ciclo.

    Como se poderá fazer um despertar de vocações para as áreas técnicas de que o país tanto precisa, se um aluno chega ao final do 3ºciclo e não sabe o que são as áreas técnicas seja para escolher prosseguir estudos na área de engenharia e afins, seja para optar pelo ensino profissional?
    Sem falar no facto de tal decisão lançar no desemprego milhares de professores.

    Com os melhores cumprimentos

    Fernando Pinho

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  5. É assim mesmo,colegas! Temos que nos mobilizar e mostrar a importância da disciplina de Educação Tecnológica. Já mandei imensos mails e vou também divulgar a sugestão da questão ao Professor Marcelo Rebelo de Sousa. Vou elaborar um documento para levar a departamento e, posteriormente, a Conselho Pedagógico.Farei tudo que estiver ao meu alcance para divulgar o golpe sujo de que fomos vítimas.
    Não podemos baixar os braços, a hora é de luta!

    Conceição Fonseca
    Coordenadora do departamento das Expressões do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio

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  6. Olá colegas do 530!

    Já enviei e-mails a todos os grupos parlamentares e hoje enviei cartas registadas com avisos de recepção para: Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministro da Educação e Ciência, Provedor de Justiça e Presidente da CONFAP (Confederação Nacional das Associação de Pais). Já assinei e dificuldade a petição.

    Os professores do grupo 530 e a ANAPET não se podem contentar com o facto de a oferta de escola poder vir a ser Educação Tecnológica. Temos que lutar para que Educação Tecnológica seja obrigatória e não disfarçada de Oferta de escola, pois assim, com o tempo, desaparecerá de vez do currículo.

    Vamos lá colegas: divulguem e assinem a petição e escrevam cartas e e-mails! Vamos também pressionar os sindicatos que estão muito caladinhos!

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  7. Caros colegas:
    Sou contratado do 530, profissionalizado e já lecciono a disciplina há cerca de 12 anos. Isto foi um verdadeiro balde de água fria para nós todos que gostamos da disciplina e sabemos da sua importância.
    Temos de nos mobilizar!!!!!!
    Nas últimas semanas fui a 3 ações da Porto Ed. e ainda tenho outra da Areal.
    As editoras tb foram surpreendidas. Investiram muito e agora recebem isto. Não dá!
    Colaborem e divulguem a petição online. É uma ajuda e dá força.
    Serve bastante para quem tenta lutar por nós.
    Algumas ideias dos encontros:
    Cada um deve defender a disciplina na sua escola, especialmente os colegas do quadro que ficam lá de certeza.
    Nós temos um programa, temos equipamentos e salas, temos alunos que gostam dela.
    Temos uma história. A disciplina não apareceu caída do céu...
    Lutem por adotar manuais. Dá-nos mais força.
    Colaborem com as nossas associações. Estejam em contato com os sites, pois
    deverão aparecer novidades do que se vai fazendo.
    Entrem em contato com todos os colegas do 530 que conheçam, divulguem a mensagem
    e estejam atentos às notícias.
    Não é tempo de ficarmos parados! Se não nos unirmos, as coisas não nos aparecem do nada!
    Outros mexeram-se e conseguiram pelo menos algo.
    Nós temos de fazer o mesmo.
    Vão dando notícias.
    Cumprimentos a todos.
    Jorge

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