Páginas

19/07/2012

Audição na Assembleia da República

Vídeo do debate completo (3 horas).
Fonte: http://www.arlindovsky.net/2012/07/nuno-crato-na-comissao-de-educacao-e-ciencia/

A ANAPET esteve presente na Assembleia da República, hoje, na audição ao Ministro da Educação e Ciência levada a cabo pelo Bloco de Esquerda. Podemos constatar a presença de poucos professores de ET, cremos que menos de 10.

O Sr. Ministro, acompanhado de toda a equipa, não apresentou nada de novo, repetindo o discurso habitual, referindo-se ao documento hoje divulgado (que pode ser consultado aqui) e que mais parece servir para nos encantar com "canto de sereia" do que para resolver qualquer problema de fundo. Fez, ainda, uma promessa vã de abrir um concurso de vinculação para os professores contratados, na única vez que se referiu a estes professores, e aludiu à possibilidade de professores com horário zero poderem lecionar nos centros de formação do IEFP.

Achamos muito estranho a inclusão, no documento acima referido, da possibilidade de professores de EVT lecionarem a ET do 3º ciclo, mas o contrário não ser referido. Neste sentido a nossa associação irá pedir a intervenção, e  esclarecimento do MEC, sobre esta questão em particular.

É nosso entendimento que nada disto resolve os problemas da ET e o professores devem estar atentos e mobilizados, pois parece-nos que o MEC pretende desviar atenções e desmobilizar os professores e, quem sabe, surgir depois com medidas ainda mais gravosas para a classe.

Convém não esquecermos que ainda temos o processo de acompanhamento da nossa petição a decorrer na AR e que devemos estar preparados para comparecer em força, quando esta for levada a discussão em Plenário. É nesse momento que será levada à discussão, pelos senhores deputados, a questão particular da Educação Tecnológica.

Notícias relacionadas:
PUBLICODiário de Notícias | Expresso | SOL | 


No fim da sessão houve alguns incidentes porque as pessoas que estavam nas galerias empunharam cartazes  com alusão à luta dos professores.


4 comentários:

  1. É verdadeiramente grave a possibilidade de os professores de EVT lecionarem a ET do 3º ciclo. Espero que a ANAPET peça mesmo intervenção do MEC sobre esta questão. Os professores de EVT não têm habilitação profissional (e acho que nem própria) para lecionar 3º ciclo.

    ResponderEliminar
  2. Caros colegas:

    Boas.
    Gostaria de deixar aqui alguns esclarecimentos adicionais:
    1- Eu também lá estive hoje mas não consegui entrar. Ainda falei com o colega Adérito e mais outros, mas depois barraram-nos a entrada, a mim e mais colegas e mandaram-nos para uma porta do outro lado. Do outro lado estavam já cerca de 30 pessoas à espera. Disseram-nos que estava lotado. Um ou outro ainda entrou mas a maior parte decerto que veio embora como eu. Neste grupo, pelo menos 4 ou 5 eram de ET.
    2- É importante e muito urgente que a ANAPET questione o MEC sobre a EVT poder lecionar a ET do 3ºciclo, mas também que coloque uma questão que eu nunca ouvi o Sr. ministro ou outro que tal falar: O que se vai fazer com cerca de 3000 docentes de ET, ou seja, um grupo inteiro que foi praticamente desmembrado.
    Fala-se dos outros todos mas do nosso que foi literalmente fustigado, nada...
    3- O protesto das galerias estava claramente preparado. Eu não sabia de nada e acho que a ANAPET também não. Pareceu-me mais uma jogada de sindicatos e não sei se foi a via mais correta.
    4- Embora eu discorde totalmente com a possibilidade dos colegas de EVT poderem lecionar a ET do 3ºciclo, porque são grupos diferentes com habilitações diferentes e porque grande parte deles não as possuem, acho estranho que só agora os colegas fiquem indignados com esta questão. Há anos que ando de escola em escola e tenho visto isto a ser praticado com muita frequência (e nunca vi ninguém protestar). Cheguei a questionar diretores que me garantiram que tinham indicações do Ministério para utilizar os quadros de EVT para lecionar ET. Por isso, esta questão não é nova para mim.
    Cumprimentos
    Jorge Barata

    ResponderEliminar
  3. Boa noite,

    Gostaria de perguntar à ANAPET o que tem sido feito desde o encontro que fizemos em Lisboa, para defender a manutenção da Educação Tecnológica do 3º ciclo? Vamos baixar os braços? Temos que fazer outras acções que tenham visibilidade...Os professores de Educação Tecnológica estão desesperados...não nos podemos conformar com isto...

    ResponderEliminar