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25/07/2012

Reunião com a DGE

A ANAPET tem agendada uma reunião na DGE - Direção Geral da Educação, no próximo dia 2 de Agosto, pelas 11h00, a cujo Diretor iremos colocar as seguintes questões:


  • Necessidade do desdobramento dos grupos-turma em Educação Tecnológica, no 3º ciclo; 
  • Clarificação do conceito de sequencialidade da E.T. nos 7º e 8º anos; 
  • Necessidade da definição de Metas Curriculares para a E.T. do 3º ciclo que não foram previstas pelo MEC, mas reivindicadas pela ANAPET na reunião de Caparide do passado dia 28 de Junho; 
  • Programas de E.T. para os 2º e 3º ciclos; 
  • Clarificação da questão relacionada com a leccionação de E.T. do 2º ciclo por professores de E.T. do 3º, uma vez que dispõem de habilitação científica para o efeito; 
  • Clarificar o disposto no ponto 11 do Despacho Nº 13-A/2012, de 5 de Junho, no sentido de que A E.T. deva ser sempre oferecida por todas a escolas, no 3º ciclo, desde que tenham recursos docentes disponíveis nesse grupo de recrutamento; 
  • Ocupações possíveis para os professores de E.T. do 3º ciclo que fiquem com horário zero, no respeito pelas disposições constantes do ECD; 
  • Necessidade da urgente revisão dos diplomas que regulam o processo de graduação profissional dos docentes, de modo a valorizar a aquisição de novas habilitações; 
  • Alargamento do ensino profissional de nível secundário, na perspectiva da diversificação de ofertas educativas que garantam uma efectiva igualdade de oportunidades; 
  • Pedir que sejam clarificadas e, devidamente, enquadradas as possibilidades anunciadas pelo MEC da conclusão do ensino secundário através da realização de formações modulares certificadas, nomeadamente, no que se refere aos públicos-alvo a atingir, tipos de estabelecimentos de ensino e formação em que possam ser realizadas e afectação de professores. 



20 comentários:

  1. O primeiro ponto da agenda deveria ser:
    MANUTENÇÃO de EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA como DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NO 3º CICLO.

    NÃO É ISTO QUE QUEREMOS E O PONTO MAIS IMPORTANTE PARA A DISCUSSÃO?

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  2. Caros colegas da ANAPET:

    Boas.
    1- Primeiro que tudo, quero felicitá-los pela marcação desta reunião e nesta data.
    Se há vozes que dizem que a ANAPET está parada, eis uma boa resposta.
    2- Falar neste momento da manutenção da ET com disciplina obrigatória no 3ºciclo, como refere a colega Conceição, parece-me despropositado. Não é que nós não quiséssemos, o problema é que as decisões já estão tomadas e não me parece possível voltar atrás (pelo menos para este ano letivo).
    3- Neste momento parece-me muito mais útil usufruir do tempo para discutir a melhor maneira de minimizar os estragos do que propriamente insistir numa reivindicação a que nitidamente o Ministério não dará o seu aval.
    4- Para além dos pontos que têm em agenda, eu apenas acrescentaria uma sugestão -
    Começar a reunião com a seguinte ordem:
    a) A Educação Tecnológica do 3ºciclo foi a disciplina que MAIS sofreu com esta reforma curricular. Não só passou a oferta de escola, como lhe foi reduzida e muito a sua carga horária. (vincar bem esta ideia inicial)(a ET do 2ºciclo não é solução pois mal dá para os quadros da ex-EVT).
    b) Na sequência desta reforma, que soluções para os cerca de 3000 docentes da disciplina (quadros e contratados)???
    Caros colegas da ANAPET, eu acho que se deveria começar sempre qualquer reunião de trabalho com o reafirmar destas nossas questões. Só depois passaria para os casos particulares citados.
    Desejo-vos sucesso nesta reunião.
    Cumprimentos.
    Jorge Barata

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    1. Colega Jorge
      Com o devido respeito, mas concordo com a colega Conceição. Questionar o MEC sobre a manutenção da disciplina no currículo do 3º ciclo nunca será despropositado em momento algum. Pelo contrário! E parece-me que a ANAPET também não o acha, e ainda bem, atendendo a que o segundo ponto em discussão proposto pela nossa Associação refere exatamente isso: . Clarificação do conceito de sequencialidade da E.T. nos 7º e 8º anos. Este será um tema relacionado a obrigatoriedade da disciplina no 3º ciclo. Penso ainda que falta apenas um aspeto, que diz respeito à sequencialidade da disciplina no 2º e 3º ciclos. Ela existe no 2º ciclo mas no 3º fica ao livre arbítrio das escolas.
      Cumprimentos
      Eunice Maia

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    2. Cara colega Eunice e restantes colegas:

      Boas.
      Concordo com o essencial que foi aqui descrito por todos os colegas.
      Não queiram acreditar que eu tenho menos interesse que todos vós no regresso da nossa disciplina ao currículo obrigatório do 3ºciclo.
      Agora, realmente vocês acham que o MEC, depois de tudo o que fez e com as coisas como estão, vai dar o dito por não dito e voltar atrás?
      Nem a ANAPET acredita nisto neste momento.
      A sequencialidade que indica refere-se à disciplina como oferta de escola, devido às confusões e trapalhadas que se estão a verificar! A ANAPET já o referiu antes e poderá esclarecer.
      Cumprimentos
      Jorge Barata

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    3. Colega

      Acreditar que ainda é possível chama-se "PENSAR EM GRANDE". Se o colega verificar já vários retrocessos houveram por parte do MEC, basta lembrar a recente nota informativa de 17 de Julho. Porque não retroceder no assunto que nos diz respeito??? É preciso MUITA, MUITA PRESSÃO! O momento não é de conformismo, do "já está, que seja". Desculpe-me, mas não consigo pensar de outra forma.
      Cumprimentos
      Eunice

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    4. Este comentário foi removido pelo autor.

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    5. Peço desculpa colega Jorge, mas não acredito naquilo que escreveu...É despropositado pedir a manutenção de Educação Tecnológica no 3º ciclo? Não sei se se está a aperceber que aos poucos o Ministério tem cedido em vários aspectos, nomeadamente nos horários zero,o que vai deixando os colegas de outros grupos um pouco mais animados, pois se diminuem os horários zero pode ser que hajam alguns horários para os contratados mas para nós, professores contratados de Educação Tecnológica do 3º ciclo, nem isso nos serve de consolo pois, se a disciplina acaba essas cedências não nos servem de nada...
      Não duvido que o principal ponto da agenda deve ser: MANUTENÇÃO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA COMO DISCIPLINA OBRIGATÓRIA DO 3º CICLO.
      Se há vozes que começam já a achar despropositada esta reivindicação, deixo de acreditar nesta luta...

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    6. Este comentário foi removido pelo autor.

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    7. Bom dia Colegas,

      Colega Jorge, como é obvio não concordo com a sua posição. No entanto , neste momento é pertinente mostrar o valor da disciplina.
      Não abstenho de aferir que um dos problemas que a ET teve neste país foi a não realização do verdadeiro curriculo. Pois, a ET deveria ser mais cientifico e menos diversão. Esta foi a imagem que mostrou a ET aos nossos governantes. Em tempos de crise, para quê o país pagar por tal diversão. Há escolas em que realmente se trabalha com a ET. Exemplo de um colega que elaborou um laboratório de energias renováveis para a devida disciplina.
      Claro que colocar apenas artes e desenhos só deu cabo da disciplina. Concordo plenamente com artes , mas ET não é só artes, mas sim muito mais.
      Fazendo uma pequena investigação, só verificamos trabalhitos de alunos que pouco mostra o verdadeiro curriculu da devida disciplina.
      O que deveria ser feito, não a sua descreditação como foi feito, mas sim uma reformulação na disciplina e introduzi-la no sistema educacional com a devida qualidade.
      E muito mais poderia dizer, mas não vou perder o meu tempo. A ANAPET deve sim fazer o seu trabalho, mas agora vamos sofrer as consequências, até quando não sei....talvés quando a crise passar e voltar a fazer a tal diversão na disciplina.

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    8. Caros colegas:

      Boas.
      Como se costuma dizer, não batam mais no ceguinho!
      Reafirmo toda a minha concordância para que a nossa disciplina volte ao currículo obrigatório do 3ºciclo.
      Mas acho quase impossível que o Ministério volte atrás neste momento.
      O novo ano letivo já está a ser organizado, as escolas já decidiram o que vão fazer, já optaram por ofertas, tempos, etc, etc.
      Neste momento voltar atrás acho que iria pôr em causa o início do novo ano letivo. Daí eu achar quase impossível isso acontecer.
      Mas, ao contrário do citado, acho que ninguém deve desacreditar.
      É preciso manter a pressão e a chama acesa para que, mais ou cedo ou mais tarde, tudo possa reverter a nosso favor.
      Tal como vários docentes de ET têm referido, eu também concordo que deveremos aproveitar estes tempos para nos reorganizarmos, definirmos estratégias, acertarmos programas, enfim, ir preparando a melhoria da imagem desta nossa ET perante todos que julgo, foi uma das grandes causas para o sucedido.
      Eu não sou contra as vossas posições. Talvez não seja tão otimista. Mas contem sempre com o meu apoio.
      Afinal de contas, estamos todos no mesmo barco!
      Cumprimentos.
      Jorge Barata

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    9. Lamento que o colega Jorge ache que lutar pelo que realmente interessa é "Bater no ceguinho"...
      Se não batermos mais no ceguinho, o ceguinho bate em nós... Se é isso que quer...

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    10. já todos percebemos o seu/nosso ponto de vista colega Conceição, não é preciso mais...., estamos todos do mesmo lado.

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    11. Ainda bem que estamos todos do mesmo lado!

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  3. A Conceição disse TUDO!
    É crucial que ET regresse para o elenco de disciplinas do 3ºciclo.
    De outra forma, vai rapidamente "cair" no esquecimento.
    Sabemos que há escolas onde ficou determinado que ET não iria existir...mandando, como se nada fosse,os seus professores para DACL ...
    Temos que estar unidos!

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  4. Caros colegas de ET.
    A questão fundamental é que ET volte a ser obrigatória no 3.º ciclo, e por isso, que volte a estar na matriz curricular. O MEC nunca esclareceu porque retirou ET da matriz curricular!
    Outra questão é a leccionação de ET ao 2.º ciclo. Penso que todos os docentes de ET do 3.º ciclo estão devidamente habilitados e têm competências científicas para leccionar a disciplina no 2.º ciclo.
    Quanto ao funcionamento da disciplina (caso exista), esta deve ser desdobrada (semanalmente/semestralmente) com TIC, pois com toda a turma na sala é impossível a realização de quaisquer actividades práticas de execução/construção de objectos!
    E os docentes de ET que têm certificação de competências TIC, emitida pelo PTE, não poderão também leccionar TIC no 3.º ciclo?
    Qual será o futuro dos docentes com horário zero?
    No meu caso particular, sou QA (com 16 anos de serviço efectivo), e tive que concorrer a DACL! Não sei o que me irá acontecer!
    Força ANAPET!

    Cumprimentos a todos os colegas.
    Dário Baptista

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  5. Colegas da ANAPET, em primeiro lugar refiro que me revejo em todas as questões levantadas pelos comentários dos colegas. Depois, acho que também seria importante relembrar MAIS UMA VEZ na reunião (o que no meio das preocupações maiores referidas pelos colegas, não passa de um pormenor), para que os Senhores que decidem pudessem reflectir, com é que é possível gerir em termos operacionais, um horário completo de um professor, que se encontre a leccionar EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA/oferta de escola: 45m semanais sem desdobramento - disciplina com forte componente pratica e experimental; 24 turma; 24 conselhos de turma e 700 alunos?

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  6. CAROS COLEGAS DE ET.
    ESTOU INTEIRAMENTE DE ACORDO COM A COLEGA CONCEIÇÃO.
    UMA ÚNICA QUESTÃO QUE A ANAPET DEVERÁ LEVAR AO MEC. É A MANUTENÇÃO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA como DISCIPLINA OBRIGATÓRIA NO 3º CICLO COM A MESMA CARGA HORÁRIA DE EDUCAÇÃO VISUAL E PONTO FINAL
    ESTA DISCIPLINA (ET) FAZ PARTE DO CURRÍCULO COMO AS OUTRAS. A MAIS RECENTE FORAM AS (TIC) E ESTA FICA FAZENDO PARTE DA REORGANIZAÇÂO CURRICULAR?

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  7. Caros colegas:

    Boas.
    Para quem não sabe, volto a lembrar que existe um grupo denominado Prof_ET_Portugal que foi criado no google e funciona como aglutinador dos vários docentes de ET a nível nacional. Serve para nos mantermos em contato, troca de informações importantes e apelos à mobilização. É gratuito.
    Se quiserem aderir, enviem-me uma mensagem para jomiba@clix.pt que eu trato da vossa adesão.
    Obrigado.
    Jorge Barata

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  8. Boa Sorte para amanhã para a reunião! Que corra tudo pelo melhor!

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  9. Caros colegas

    Concordo com o que foi dito pelos colegas é preciso defender ao máximo o retorno de ET à matriz curricular do 3º ciclo .

    Medidas para minimizar estragos neste ano letivo:

    -Permitir ao menos o desdobramento de turma;
    -Permitir que todos os docentes de ET do 3.º ciclo leccionem ET 2º ciclo pois estão devidamente habilitados e têm competências científicas para leccionar a disciplina no 2.º ciclo;
    -Ocupações possíveis para os professores de E.T. do 3º ciclo que fiquem com horário zero, no respeito pelas disposições constantes do ECD;
    -Clarificar o disposto no ponto 11 do Despacho Nº 13-A/2012, de 5 de Junho, no sentido de que A E.T. deva ser sempre oferecida por todas a escolas, no 3º ciclo, desde que tenham recursos docentes disponíveis nesse grupo de recrutamento;

    -Possibilitar aos docente de ET(quadros e principalmente contratados) que pretendam a hipotese de profissionalização em serviço pela Universidade Aberta em outro grupo de recrutamento para o qual tenham habilitação própria.

    Cumprimentos

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