Caros colegas da ANAPET. Uma vez que irá haver mais uma reunião com o MEC, apresento aqui uma proposta para a revisão curricular, que considero que a ANAPET deveria apresentar, no sentido de inverter/corrigir a situação grave que o MEC criou, antes do próximo ano letivo começar. Deverão ser criadas 2 áreas obrigatórias no 3.º ciclo. Área Artística, com EV e EM. Área Técnica, com TIC e ET. Cada área tem as duas disciplinas, sendo partilhadas em regime de turnos semanais/semestrais. Estamos a falar do ENSINO BÁSICO, pelo que deste modo todos os alunos teriam na sua formação de base Artes e Tecnologias. Todas as áreas são importantes na formação básica de uma pessoa, sejam elas EV, EM, TIC ou ET. Se o MEC não apresentar abertura para considerar este assuno, proponho que a ANAPET reúna com as várias associações de TIC, EM e EV, para estudar esta proposta, no sentido de encontrar uma base de entendimento e apresentar ao MEC uma proposta conjunta, que inclua de forma equitativa as Artes e as Tecnologias no currículo do 3.º ciclo. Deste modo, acabam-se as guerrilhas internas (que já começam a aparecer) entre grupos/áreas disciplinares, e será positivo para todos os docentes, pois todas disciplinas serão obrigatórias na matriz curricular do 3.º ciclo. Será positivo também para os alunos, pois todos passariam a ter na sua formação BÁSICA saberes artísticos e tecnológicos. Força ANAPET!
concordo plenamente e mais a anapet deveria alertar os meios de comunicação social, visto que ninguém toca no assunto dos professores e asituação criadanpelo ME. Este Ministro deve pensar que só a matemática e a Lingua Portuguesa são importantes. Cumprimentos reina
Concordo plenamente com o Dário. Porque não podemos cair na armadilha de nos dividirmos. O discurso do ministro a defender a necessidade de mais engenheiros na entrevista a TVI24 e a Revissão Curricular, de acabar com ET no 3ºCEB, não bate a bota com a perdigota. Das duas uma, ou o enganaram ou não sabe o que anda a fazer. 12 de Maio É IMPORTANTE. Todos a Lisboa ao encontro Nacional. Cumprimentos Carlos Espinha
Finalmente vejo lucidez nas propostas!!! Quando se falava na formação de base dos professores de ET e no desmembramento da disciplina, aumentava a minha indignação e preocupação, pois o individualismo é o nosso pior inimigo. Temos que lutar pela disciplina que é de todos nós, EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA!!! Vamos TODOS ao Encontro Nacional. A proposta do colega Dário parece-me sensata, pelo que é de apostar nela.
Individualmente nada conseguimos. Não entendo todas as outras associações de professores aparecem nos jornais, se até a associação dos professores de Teatro consegue divulgar as suas revindicações porquê nada aparece sobre a ANAPET. Será que as outras tem conhecimentos vulgo "cunha " para aparecer nos Jornais? Força ANAPET contactem os jornais e pressionem para dar visibilidade à causa.
Boas. Sobre as propostas do colega Dário, estou de acordo com elas. O problema é que já vêm tarde. Não acredito que seja possível alterar o que já foi definido, pelo menos para já. Mas julgo ser uma boa ideia para o futuro. Sobre os jornais, julgo que não basta enviar para lá informação. É preciso ter mais qualquer "coisinha" que se calhar a ANAPET não tem........ Mas julgo que um dos trunfos que a ANAPET pode usar nesta luta são as 5000 assinaturas da petição e o nosso encontro nacional. E aqui, volto a relembrar todos os colegas que existe a petição e tem estado muito parada. Temos neste momento cerca de 4500 assinaturas. Colegas não esqueçam a petição e o encontro. Continuem a divulgá-los. Eu cá tenho feito a minha parte. Cumprimentos.
Caros colegas da ANAPET.
ResponderEliminarUma vez que irá haver mais uma reunião com o MEC, apresento aqui uma proposta para a revisão curricular, que considero que a ANAPET deveria apresentar, no sentido de inverter/corrigir a situação grave que o MEC criou, antes do próximo ano letivo começar.
Deverão ser criadas 2 áreas obrigatórias no 3.º ciclo.
Área Artística, com EV e EM.
Área Técnica, com TIC e ET.
Cada área tem as duas disciplinas, sendo partilhadas em regime de turnos semanais/semestrais.
Estamos a falar do ENSINO BÁSICO, pelo que deste modo todos os alunos teriam na sua formação de base Artes e Tecnologias.
Todas as áreas são importantes na formação básica de uma pessoa, sejam elas EV, EM, TIC ou ET.
Se o MEC não apresentar abertura para considerar este assuno, proponho que a ANAPET reúna com as várias associações de TIC, EM e EV, para estudar esta proposta, no sentido de encontrar uma base de entendimento e apresentar ao MEC uma proposta conjunta, que inclua de forma equitativa as Artes e as Tecnologias no currículo do 3.º ciclo.
Deste modo, acabam-se as guerrilhas internas (que já começam a aparecer) entre grupos/áreas disciplinares, e será positivo para todos os docentes, pois todas disciplinas serão obrigatórias na matriz curricular do 3.º ciclo.
Será positivo também para os alunos, pois todos passariam a ter na sua formação BÁSICA saberes artísticos e tecnológicos.
Força ANAPET!
Cumprimentos tecnológicos.
Dário Baptista
concordo plenamente e mais a anapet deveria alertar os meios de comunicação social, visto que ninguém toca no assunto dos professores e asituação criadanpelo ME. Este Ministro deve pensar que só a matemática e a Lingua Portuguesa são importantes.
EliminarCumprimentos
reina
Concordo com o Dário!
ResponderEliminarcumprimentos
Jorge Santos
Concordo plenamente com o Dário.
EliminarPorque não podemos cair na armadilha de nos dividirmos.
O discurso do ministro a defender a necessidade de mais engenheiros na entrevista a TVI24 e a Revissão Curricular, de acabar com ET no 3ºCEB, não bate a bota com a perdigota. Das duas uma, ou o enganaram ou não sabe o que anda a fazer.
12 de Maio É IMPORTANTE. Todos a Lisboa ao encontro Nacional.
Cumprimentos
Carlos Espinha
Finalmente vejo lucidez nas propostas!!! Quando se falava na formação de base dos professores de ET e no desmembramento da disciplina, aumentava a minha indignação e preocupação, pois o individualismo é o nosso pior inimigo. Temos que lutar pela disciplina que é de todos nós, EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA!!! Vamos TODOS ao Encontro Nacional.
ResponderEliminarA proposta do colega Dário parece-me sensata, pelo que é de apostar nela.
Cumprimentos
Conceição Fonseca
Já repararam que até nos jornais (Público) a associação de professores de teatro aparece referindo estar contra este novo currículo!!!
ResponderEliminarPorque é que a ANAPET não consegue que apareçam noticias nos jornais???
ANAPET, FORÇA.. é necessário que enviem coisas para os Jornais... nós individualmente já o temos feito... mas não tem aparecidido nada..
cumprimentos
Jorge Santos
Caros colegas
ResponderEliminarIndividualmente nada conseguimos.
Não entendo todas as outras associações de professores aparecem nos jornais, se até a associação dos professores de Teatro consegue divulgar as suas revindicações porquê nada aparece sobre a ANAPET.
Será que as outras tem conhecimentos vulgo "cunha " para aparecer nos Jornais?
Força ANAPET contactem os jornais e pressionem para dar visibilidade à causa.
Caros colegas:
ResponderEliminarBoas.
Sobre as propostas do colega Dário, estou de acordo com elas.
O problema é que já vêm tarde. Não acredito que seja possível alterar o que já foi definido, pelo menos para já. Mas julgo ser uma boa ideia para o futuro.
Sobre os jornais, julgo que não basta enviar para lá informação.
É preciso ter mais qualquer "coisinha" que se calhar a ANAPET não tem........
Mas julgo que um dos trunfos que a ANAPET pode usar nesta luta são as 5000 assinaturas da petição e o nosso encontro nacional.
E aqui, volto a relembrar todos os colegas que existe a petição e tem estado muito parada. Temos neste momento cerca de 4500 assinaturas.
Colegas não esqueçam a petição e o encontro. Continuem a divulgá-los.
Eu cá tenho feito a minha parte.
Cumprimentos.