Páginas

05/04/2012

Comunicado para os encarregados de educação

Colegas,
Devemos aproveitar as próximas reuniões com os EE (entrega das avaliações do 2º Período), para divulgarmos a nossa situação e apelar à sua tomada de posição, junto das escolas e assinando a petição que colocamos na Internet.

Apresentamos um comunicado da ANAPET que poderão usar nas vossas escolas. Poderão, se assim o entenderem, inspirar-se nele e criarem outros comunicados aos EE. O importante é informar, e trazer para o nosso lado, os EE que conseguirmos, bem como as respetivas Associações de Pais.

O nosso grande objetivo é atingir o número máximo possível de assinaturas da petição, em tempo útil, ou seja, até ao fim da próxima semana. Atingirmos mais de 5000 assinaturas seria excelente pelo que não podemos desmobilizar.

Temos de continuar a lutar para que nos ouçam.
Quantos mais unidos estivermos melhor.
Aceitamos todas as ideias que surjam para reforçarmos o resultado final de voltar a incluir a ET no currículo nacional, assim, se tiverem propostas inovadoras para divulgar a nossa causa mandem-nos um email.

Brevemente daremos mais notícias.


12 comentários:

  1. Todas as acções são de louvar, não podemos parar.

    ResponderEliminar
  2. Há alguém que tenha os e-mails do governo, presidência, deputados, conselho de escola, CNE, sindicatos vários etc, que forneça esses blocos de e-mails para que todos nós possamos escrever para essa malta toda a ver se os responsáveis ganham vergonha na cara?

    ResponderEliminar
  3. VIVA

    ESTES SÃO SÓ ALGUNS…

    TELEVISÃO: atendimento@sic.pt, relacoes.publicas@tvi.pt, agenda.informacao@rtp.pt
    JORNAIS: secdir@jn.pt, jn.online@jn.pt, sociedade@jn.pt, pais@jn.pt, secretaria@jn.pt, documentacao@lojadojornal.pt, dpe@jn.pt, conselhored@jn.pt, octavioribeiro@cmjornal.pt, armandoestevespereira@cmjornal.pt, eduardodamaso@cmjornal.pt, manuelcatarino@cmjornal.pt, direccao@cmjornal.pt, reportagem@cmjornal.pt, geral@cmjornal.pt, director@expresso.impresa.pt, cartas@expresso.impresa.pt, cidadaoreporter@expresso.impresa.pt (ALGUNS FORAM DEVOLVIDOS)
    GRUPOS PARLAMENTARES: gp_ps@ps.parlamento.pt, gp_psd@psd.parlamento.pt, gp_pcp@pcp.parlamento.pt, gp_pp@pp.parlamento.pt, pev.correio@pev.parlamento.pt
    CONFAP: albino.almeida@confap.pt ; geral@confap.pt
    GABINETE DO MINISTRO DA CIÊNCIA E EDUCAÇÃO: http://www.portugal.gov.pt/pt/os-ministerios/ministerio-da-educacao-e-ciencia/contactos.aspx?rc=3729; OU gabinete.ministro@mec.gov.pt
    PRESIDENTE DA REPÚBLICA: http://www.presidencia.pt/?action=3
    PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA: http://www.parlamento.pt/sites/PAR/PARXIIL/Contacto/Paginas/default.aspx

    Cumprimentos
    Jorge Santos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelos mails. Se mais tiver mande para aqui. É só para economia de escala, ou seja evita-se aceder aos sites dessas entidades uma por uma para encontrar os mails, e assim procura-se o de outras.

      Eliminar
    2. Claro que mando!

      PEÇO A TODOS QUE COLOQUEM AQUI OS MAILS.. Será mais fácil para trabalharmos em conjunto!

      cumprimentos

      Jorge Santos

      Eliminar
  4. Colegas, estão a insistir nas questões ao professor Marcelo? Eu já enviei o meu, acho que devemos "pressioná-lo" a voltar ao assunto. Infelizmente o nº de signatários da petição está a aumentar muito lentamente. Como é, estão a baixar os braços? Força, a hora de lutar é agora e não em setembro.
    Como sugestão, aqui está o mail que enviei ao Professor Marcelo Rebelo de Sousa.

    Fiquem bem,
    Conceição

    "Caro Professor Marcelo,

    Fiquei dececionada com a forma fugaz como abordou a questão da retirada de Educação Tecnológica do currículo do 3º ciclo. Eu não pretendia saber se o Professor tinha ou não "pena", pretendia, isso sim, uma resposta objetiva às seguintes questões:
    - Concorda que a disciplina de ET, que fazia parte da primeira proposta da revisão curricular apresentada pelo MEC, desapareça sem qualquer explicação e para surpresa de todos, incluindo as editoras que investiram em manuais para disciplina?
    - Considera correta a atuação do governo?

    Certa que desta vez terei a abordagem assertiva que tanto admiro no Professor, despeço-me com respeitosos cumprimentos,
    Conceição Fonseca"

    ResponderEliminar
  5. Eu já enviei e-mails para todos os grupos parlamentares, enviei cartas registadas com aviso de recepção para o Presidente da República, Primeiro Ministro, Ministro da Educação, Provedor de Justiça e presidente da CONFAP (Confederação Nacional das Associações de Pais.
    Quanto às petições, porque andam duas petições a circular em relação a ET? Eu assinei as duas mas com duas petições as assinaturas dispersam-se.
    Eu sugiro à ANAPET, como representante dos professores de ET que contacte as televisões, convoquem uma conferência de imprensa, escrevam a jornais, para ver se a nossa causa fica na ordem do dia. É que uma associação sempre tem mais "peso" que os professores isolados. Sugiro também que a ANAPET peça uma reunião ao Presidente da CONFAP. Temos muitos argumentos para usar perante esta Associação de Pais. Era mesmo muito importante que a ANAPET reunisse com o Presidente da CONFAP.

    ResponderEliminar
  6. Já mandei a minha opinião para os emails todos dados acima.
    Aqui vão mais alguns:
    Na página do PSD, contactos - tem o mail das distritais e das concelhias.
    Sugiro que todos os colegas escrevam para todas as distritais e concelhias (pelo menos da vossa área) ,para eles perceberem que há muita gente que está contra este crime.
    perguntas@psd.pt,
    gp_ps@ps.parlamento.pt,
    gp_psd@psd.parlamento.pt,
    gp_pcp@pcp.parlamento.pt,
    gp_pp@pp.parlamento.pt,
    pev.correio@pev.parlamento.pt,
    albino.almeida@confap.pt,
    geral@confap.pt,
    distrital@psdporto.net,
    psdviana@portugalmail.com,
    cpdbraga@sapo.pt,
    psddistritalvilareal@gmail.com,
    geralpsdbraganca@gmail.com,
    psd@psddistritalaveiro.com,
    distritalpsd_viseu@hotmail.com,
    psd.guarda@mail.telepac.pt,
    psdcpdcoimbra@sapo.pt,
    psd.cbranco@clix.pt,
    cpdpsdleiria@sapo.pt,
    distritalpsdsantarem@gmail.com,
    distritalptg.psd@sapo.pt,
    distritalptg.psd@sapo.pt,
    psdao@sapo.pt,
    psddistritallisboa@gmail.com,
    psd.setubal@sapo.pt,
    cpd.psd.evora@gmail.com,
    psdbeja_cpd@hotmail.com,
    psd.algarve@sapo.pt,

    ResponderEliminar
  7. Caros colegas!

    Acho que estamos a precisar mesmo é de fazer mais alarido! Fazer de forma ordeira, claro, uma manif à frente do ME durante uns dias, com turnos organizados, tipo piquetes. Os de mais longe fariam ao fim de semana ou no seu dia de folga, de forma a não perder aulas. Aí teríamos as televisões todas menos a RTP?? O que acham? Desta forma alertariamos muito mais a opinião pública.
    Concordo com os comunidados aos E.E., mas eles não vão fazer nada, a grande maioria nem às reuniões das associações de pais compareçem quanto mais fazerem alguma coisa por uma disciplina.
    Eu arriscava mais alto, pois não iremos perder mais do que já perdemos, pelo menos tentávamos outra forma de luta.

    Pois eu lembro-me que no início de Educação Tecnológica ser considerada disciplina obrigatória utilizamos esta forma de luta e outras, aliás muito se deve à ANAPET que na altura foi formada, para conseguirmos que passassem a dsiciplina a obrigatória e até ao 9º ano. Portanto temos de nos mobilizar mais.

    Relativamente às editoras não sei bem o que elas pensam, de certeza que não irão perder o investimento já feito. Já estive numa apresentação de manuais e não me pareceram aflitos com a situação, apenas que devemos insistir na adoção do manual para ET mesmo que seja uma disciplina como oferta de escola.
    Amigos vamos á luta! Pois isto de oferta de escola ser para Educação Tecnológica soa-me a presente envenenado. Em algumas escolas vão oferecer o que lhes der mais jeito.
    Não desisitir é o meu lema portnato colegas vamos à luta!
    Saudações tecnológicas

    ResponderEliminar
  8. Caros colegas:

    Boas.
    Há que continuar a fazer força para tentar lutar por esta causa.
    Eu tenho contribuído com o meu melhor.
    Pensando nesta questão, surgiu-me uma nova ideia que gostava de partilhar:
    Quanto a mim, a grande força desta nossa disciplina reside nos seus alunos.
    Os alunos normalmente gostam, optam por ela, aprendem fazendo e têm sucesso.
    Dá-lhes um conhecimento e uma preparação prática para a vida que não têm noutras.
    A minha ideia foi avançar com uma nova petição, mas esta apenas dedicada
    a atuais alunos, ex-alunos e pais. Os alunos não sendo maiores, poderiam
    pedir aos seus encarregados para assinarem por eles.
    A ideia seria todos nós docentes depois comunicarmos aos nossos alunos
    o que está em causa e pedindo a sua colaboração.
    O texto teria de ser qualquer coisa elaborada em nome dos alunos e pais.
    Que acham desta ideia?
    A força dos alunos e pais é muito importante nestas questões.
    Agradeço os vossos comentários.
    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  9. Reparem nos comentários que circulam por ai.. nos blogs ... ando a ferver..

    Comentário: A Fenprof revela preocupação com as consequências da nova revisão curricular ao nível do desemprego docente, mas também com a qualidade das aprendizagens dos alunos. Segundo este sindicato ainda existem dúvidas por esclarecer. Bem... As dúvidas irão persistir durante mais algumas semanas, pois interessa conter a contestação dos professores. Contestação essa que já deveria estar a ocorrer, pois se bem que não existam esclarecimentos oficiais, certo é que estas mudanças terão um impacto profundamente negativo no número de horários disponíveis para professores contratados e dos quadros. Estamos perante uma letargia algo incompreensível... A partir de setembro nada poderá ser feito! E agora, o que fazer? Aparentemente nada, pois a união dos sindicatos foi esmigalhada e a esmagadora maioria dos professores não sabe realmente o que se está a passar. Aliás, nesta interrupção letiva estive com colegas que até acham que os professores ficam a ganhar com a nova revisão curric

    cumprimentos

    Jorge

    ResponderEliminar
  10. Mais um motivo de preocupação a somar à "extinção" de ET no 3º ciclo.
    Leiam isto e digam-me como é possível estarem tão poucos colegas a intervir na ANAPET e outros espaços onde devíamos estar milhares.
    ____________________________________________________________________________
    Trabalho extraordinário mais barato, mobilidade sem limites

    por LusaHoje

    Os funcionários públicos vão passar a receber menos dinheiro pelo trabalho extraordinário, a trabalhar para além do seu horário e podem ser deslocados para serviços em qualquer ponto do país, de acordo com a proposta do Governo.

    A nova retribuição do trabalho extraordinário, a possibilidade de instituição de bancos de horas e a mobilidade geográfica de funcionários são algumas das alterações às condições de trabalho da função pública previstas numa proposta apresentada pelo Governo aos sindicatos, que deverá ser transformada em decreto-lei e alterar o Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas (RCTFP).

    A proposta do Executivo será discutida amanhã entre as principais estruturas sindicais e pelo secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino, no Ministério das Finanças, em Lisboa.

    É objetivo do Governo harmonizar o Regime de Contrato de Trabalho em Funções Públicas ao Código do Trabalho do setor privado, que está também em processo de revisão no Parlamento.

    ResponderEliminar